O ransomware tem sido a causa de muitas noites sem dormir para profissionais de TI e gestores. A frequência desses ataques está aumentando, e as técnicas utilizadas pelos criminosos estão cada vez mais sofisticadas, direcionadas e difíceis de detectar. Desde 2019, pelo menos 440 ataques de ransomware foram direcionados a setores de infraestrutura crítica, como saúde, serviços financeiros, governo e educação. Em 2020, a pandemia de COVID-19 intensificou essa tendência, com golpes de phishing e ransomware explorando o medo e a incerteza do momento.
No Dia Mundial do Backup, confira as dicas que a Arcserve preparou para ajudar sua empresa a se antecipar aos cibercriminosos, implementando uma estratégia holística de proteção contra ransomware.
O que é uma abordagem holística de proteção contra ransomware?
Uma estratégia holística de proteção é como criar um campo de força ao redor da sua empresa. Ela combina medidas ofensivas e defensivas para bloquear o acesso de criminosos e minimizar os danos à infraestrutura de TI. Essa abordagem envolve:
- Ferramentas e tecnologias de segurança cibernética
- Recursos de recuperação orquestrados
- Gestão de pessoas, políticas e processos
Apesar de todas as tecnologias disponíveis, o fator humano ainda é o elo mais fraco na proteção contra ransomware. Funcionários distraídos ou despreparados podem, sem querer, abrir portas para invasores.
Mas e se você pudesse transformar seus colaboradores na primeira linha de defesa da empresa? O treinamento é o primeiro passo para amenizar o erro humano. Entre as áreas que merecem atenção estão:
- Exercícios de recuperação de desastres: Simulações que preparam a equipe para agir rapidamente em caso de ataque.
- Treinamento em segurança cibernética: Ensina os funcionários a identificar ameaças, como e-mails de phishing e links maliciosos.
- Conscientização sobre segurança: Mostra o que fazer (e o que não fazer) para evitar violações de segurança e infecções por malware.
Outras maneiras de minimizar o erro humano no combate ao ransomware incluem a implementação de políticas de acesso seguro, como a autenticação multifator, que adiciona uma camada extra de segurança ao exigir mais de uma forma de verificação para acessar sistemas críticos. Além disso, auditorias regulares ajudam a identificar e corrigir vulnerabilidades nos processos de acesso, enquanto a verificação de antecedentes dos funcionários garante que apenas pessoas confiáveis tenham acesso a informações sensíveis.
Nós, da Cintech, podemos ajudar sua empresa a conectar todos os pontos que compõem esse campo de força de proteção — desde soluções de backup eficientes até a conscientização dos usuários. Entre em contato com um de nossos especialistas e proteja-se. Não deixe sua empresa fazer parte das estatísticas de ransomware.